top of page

Canvas - bloco 7: definindo as Parcerias-chave

Atualizado: 28 de out. de 2023


ree

O passo 7 na nossa construção do modelo de negócio é a definição de quais serão nossos parceiros para ajudar a decolar.



Ilusão achar que se pode conduzir um negócio hoje em dia sem parceria.


Parceria significa cooperação, colaboração, associação de pessoas (físicas ou jurídicas) para o alcance de objetivos comuns. Portanto, devemos considerar parceiros todo aquele que, de algum modo, pode contribuir para a alavancagem de nosso negócio e, claro, que possamos oferecer algo em contrapartida para o nosso parceiro, pois toda parceria é uma relação salutar de troca.


A parceria pode ser definida de maneira livre, com um simples acordo de cavalheiros, onde o apoio de um resulta naturalmente na reciprocidade do outro. Ou por meio de contratos de parceria, formalizando uma relação de colaboração com objetivos e regras pré-definidos.


Vamos aos tipos de parceria que são o nosso foco:


- Parcerias estratégicas: empresas que não são concorrentes atuam em conjunto para o alcance de objetivos;

Um exemplo desse tipo de parceria é um palestrante que faz um acordo com uma rede de hotéis para realizar eventos em suas dependências, onde ambos têm a ganhar com o evento. A forma de ganho de cada parte é definida em acordo.


- Parcerias entre cliente-fornecedor: esse tipo de parceria ocorre quando cliente e fornecedor enxergam uma oportunidade de atuarem juntos em determinado mercado unindo forças e credibilidade.

Um exemplo deste tipo de parceria é quanto uma empresa de consultoria empresarial faz um acordo com escritório de contabilidade para prospectar clientes necessitando e previamente interessados nos serviços de consultoria, tendo como troca a indicação do escritório para outras empresas clientes da consultoria.


Importante ressaltar que toda parceria deve ser regida pelos princípios de ética, reciprocidade e respeito à política de proteção de dados conforme LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados - Lei nº 13.709, aprovada em agosto de 2018 e com vigência a partir de agosto de 2020)


Pense em seu negócio e imagine quem são as empresas ou pessoas físicas, profissionais liberais e autônomos que podem atuar em parceria para te ajudar a alavancar o seu negócio e que você pode oferece em troca igual benefício.


Depois, o próximo passo é definir o bloco 8 - Estrutura de custos.


Bom planejamento e se precisar, conte comigo!


Deixe seu comentário com opiniões, dúvidas, sugestões. Vou adorar interagir com você.

Se gostou deste post, deixe seu "like" e compartilhe.


Sucesso à você e um forte abraço.

Dū Moraes



Comments


Post: Blog2 Post

©2023 Pulso da Razão - CNPJ 36.091.063/0001-48 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Brasil

bottom of page